domingo, 3 de agosto de 2008

Como fazer seu aquário.

O Aquário
Antes de tomar qualquer decisão sobre o tamanho do aquário, decoração e filtração, escolha quais as espécies que pretende manter e informe-se sobre as suas características. Escolha o aquário e materiais para a sua montagem de acordo com os requisitos das espécies a introduzir. Procure um suporte plano e resistente sobre o qual possa colocar o aquário e coloque-o sobre uma placa de esferovite, não esquecendo que mesmo os aquários de menores dimensões pesam algumas dezenas de quilos depois de cheios. Instale os filtros, as bombas de ar e espalhe o areão sobre o fundo. Para que o filtro biológico se forme mais rapidamente convém juntar um pouco de areia de um aquário que se encontre a funcionar sem problemas há algu m tempo. Colocam-se de seguida os materiais decorativos, pedras não calcárias, cortiça e troncos, etc. Em aquários muito pequenos ( inferior a 50 litros) é mais difícil criar boas condições biológicas.

Calcular a capacidade do aquário

Para saber a quantidade de água que leva o seu aquário deve multiplicar o comprimento pela altura vezes a largura e dividir por 1000.
Ex. : 60 cm X 3
0 cm X 30 cm : 1000 = 54 Litros



Onde colocar seu aquário

Perto de uma tomada eléctrica que devera estar longe das janelas da sua casa (para que a luz da rua não incida sobre o mesmo). Devera ser um local plano e sem vibrações.

Decoração

Na decoração, falamos do material de fundo, plantas, objectos que além de tentar criar o habitat dos peixes, proporcionam esconderijos para os mais tímidos e os filhotes. O material de fundo é essencial, para uma vida saudável das plantas, o mais indicado é o areão (de preferência estes retirados dos rios, pois não é muito fino), não esquecer que o mesmo, antes de ser colocado no aquário, deve ser muito bem lavado, coloque uma camada de 8 cm deste areão, uma camada de adubo, e finalmente outra camada de areão de 2 cm. colocar água ate o meio do aquário ( faze-lo com cuidado) e deixar descansar por pelo menos um dia. Não devemos utilizar outros materiais de fundo para não prejudicarmos o Ph da água. Depois desta pausa , deve colocar as plantas escolhidas, mas sempre lembrando de deixar espaços para os peixes nadarem. E finalmente os objectos de decoração e esconderijo, tais como: pedras, tocos, vaso de cerâmica quebrada.

A primeira água

Ao encher o aquário de água, para não alterar a decoração, deve utilizar um jarro ou mangueira, dirigindo o jacto utilize a sua própria mão em forma concha, não deve despejar a água directamente sobre a areia. Usar água da torneira deve ficar um ou mais dias para perder o cloro. Caso a água se turve, não se preocupe, é normal. lembre-se de não enche-lo até a boca e sim pelo meio antes de colocar as plantas. Feito isto (estiver plantado) podemos acabar de enche-lo, de preferência o ideal seria na hora de enche-lo até acima um ou dois litros de água "velha", retirada de um aquário saudável, caso não seja possível deve medir o Ph e ainda colocar bactérias.

Equipamentos

FILTROS: o aquário com o tempo, tende a formar as impurezas (partículas em suspensão, fezes e urina dos peixes, plantas mortas e etc.), portanto temos de elimina-las, ai é que entra a importância de um bom filtro. Ao iniciar o trabalho do filtro novo, e bom que deixemos o aquário desabitado de peixes por uma semana, para a limpeza e ambientação dos elementos.

AQUECEDOR: a maioria dos peixes podem adquirir doenças com quedas bruscas de temperatura, portanto devemos providenciar um aquecedor, de preferência com termóstato, assim evitaremos nos preocupar com as mudanças de temperatura. Existem no mercado várias marcas do mesmo, mas não esquecer da regra custo benefício: não comprar a mais e nem a menos da nossa necessidade. A potência correcta é de 1watts para cada litro de água. Não se esqueça antes de fazer a manutenção do aquário, qualquer que seja, não esquecer de desligar o termóstato, para não termos nenhum acidente.

ILUMINAÇÃO: dela depende a harmonia do aquário, e ela quem reflecte toda a beleza dos peixes e plantas, além de proporcionar a fotossíntese das plantas, que sem ela seria deficiente, sem esquecer das algas que surgiriam de maneira inconveniente. Temos hoje no mercado diversos tipos de lâmpadas, porém a mais utilizada ainda é a velha fluorescente. Existe uma regra também relativa a potência, para que tenhamos um resultado satisfatório que é meio watt para cada litro de água do aquário.

Nenhum comentário: